Pesquisas!

sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Atribulados, mas determinados!

Todos os dias somos provados, passamos por tribulações, mas a Palavra de Deus nos diz que o Senhor não nos dar lutas das quais não possamos suportar(1 Coríntios 10.13). Em todas as vezes que isso nos sobrevêm há um propósito, e um destes pode ser ajudar seu próximo. Isso mesmo, a sua luta pode servir para que o propósito de Deus se cumpra na vida de outra pessoa. Não podemos perder a chance de testificar de Jesus, não importe a nossa condição. Quando estamos passando por dificuldades, temos a tendencia de esquecer das outras pessoas, achamos que nossos problemas são sempre os maiores, a tal ponto de perdermos diversas oportunidades de aproveitar nossa situação para ajudar o outro.



O texto de Atos 16 fala a cerca de uma viagem de Paulo á Macedônia, desde o inicio é notório que Deus tinha algo grandioso a fazer naquela cidade, e seu instrumento seria Paulo(v.9). Ao se dirigir á uma oração, Paulo e quem o acompanhava, foram abordados por uma jovem, que dava muito lucro a seus senhores,por possuir um espirito de adivinhação. A mesma se aproximou de Paulo e clamou a quem podia a ouvir: "Estes homens, que nos anunciam o caminho da salvação, são servos do Deus Altíssimo." (v.17), e apos fazer isso por muito dias, Paulo se enfureceu e expulsou aquele espirito de adivinhação da moça. Esta atitude acarretou uma prisão a Paulo, os negociantes que chefiavam aquela região se enfureceram por ele ter acabado com um negocio (adivinhação) tão lucrativo. Paulo, como um homem temente a Deus, foi açoitado e preso sem titubear, e na prisão ele cantava e orava, atitudes que todo cristão deve esboçar em momentos de tribulação, por certo ele confiava nos planos do Senhor, pois O mesmo o dirigiu até lá com uma missão (v.10). Ao ser entregue na prisão, as ordens dadas ao carcereiro é que o mesmo guardasse aqueles prisoneiros com segurança, por certo, e era uma grande responsabilidade a vigília daquela noite. E o plano de Deus prosseguia, a Palavra nos diz que as orações e os louvores á Deus na prisão fizeram com que um terremoto forte se iniciasse, a ponto das celas se abrirem, seria essa a chance que Deus dava a Paulo de fugir? O carcereiro era um homem comum, por certo tirou um cochilo, mas com o barulho que deve ter ocorrido no local o mesmo despertou e logo se desesperou, ao imaginar que os prisioneiros tão importantes estivessem fugido, a Bíblia nos diz que o desespero era tamanho que o suicídio foi cogitado naquele momento(v.27), que explicações ele daria? por certo, o preço que pagaria pela falha seria tamanho, mas Deus interviu, no instante em que puxava a espada, Paulo acalmou o carcereiro e disse que ninguém havia fugido. Que alivio aquele homem sentiu! Mas a sensação do carcereiro foi mais que alivio, naquele momento ele teve a certeza que havia um Deus e ele estava disposto a crer Nele(v.30), e Paulo o ajudou nisso, lhe instruiu sobre como receber a Cristo e o mesmo fez a sua família, aquela prisão proporcionou a Paulo a chance de evangelizar toda uma família, por meio de sua tribulação, ele teve a oportunidade de falar do Deus que pregava. O mesmo acontece conosco, diariamente estamos expostos as adversidades, mas não podemos perder oportunidades, seja na alegria ou na dor, em tempo ou fora de tempo(2 Timóteo 4.2), devemos estar prontos para anunciar as boas novas, como cristãos, devemos estar atentos, deixar nossos problemas de lado a fim de ajudar aqueles que estão perdidos no maior problema de todos, o pecado. 

Ser cristão é estar disposto a se sacrificar pela salvação de uma vida, é dar a própria vida pela vida do outro. É uma renuncia diária, colocar nossos interesses em segundo plano não é fácil, mas a melhor coisa que temos a fazer é obedecer o IDE (Marcos 16.15). Em todo tempo seremos atribulados, perplexos, perseguidos, abatidos (2 Corintios 4.8), mas não podemos perder o foco e estar sempre pronto a fazer a vontade de Deus, determinados em obedecer o chamado. Em meio as suas tribulações, olhe para o lado, por certo tem alguém que precisa muito de Jesus, e você será o instrumento. Para que outros possam viver, vale a pena sofrer, chorar, e até morrer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário